O futuro é digital, você faz parte dele?

Cursos | por Fabíola Girotto - 28 de 10 de 2020
O futuro é digital, você faz parte dele?

Este conteúdo foi produzido por: Mariéli Londero

O mundo dos negócios atual é digital. Você não pode ser um profissional offline no meio de tanta inovação e mudança. Se até ontem não era preciso entender muito sobre ferramentas digitais, hoje, com a pandemia, só existe uma certeza: quem não é digitalizado, está fora do mercado. Pode até parecer uma realidade dura demais, falando desta forma, mas os números comprovam. Segundo estudo do Fórum Econômico Mundial, as chamadas  “profissões do futuro” podem criar 1,7 milhão de novas oportunidades entre 2020 e 2022, o ponto em comum destas profissões é a adoção de novas tecnologias e aí é que a coisa pega.

Em pesquisa ainda em 2019, a Korn Ferry detectou uma falha de mercado ao levantar que, neste ano, o déficit em mão de obra especializada seria de 1,8 milhão de pessoas. Abrindo uma grande oportunidade de mercado: profissionais capazes de entender e melhor atuar através de instrumentos digitais. Afinal, somos usuários, mas também profissionais que atuam ativamente neste novo mercado.

Com certeza você fez algum tipo de compra pelo digital nos últimos meses e, por isso, você faz parte desta tendência. Segundo estudo da Atlantico, lançado em 1º de outubro de 2020, avançamos em 10 semanas o que demoramos 10 anos para crescer com o e-commerce nacional. Saindo de 5,8%, em 2019, para 12,6%, em 2020, o que corresponde a um aumento de faturamento de R$ 75 bilhões de reais em 2019 para R$ 110 bilhões de reais em 2020. Assustador.

Agora, não se engane: e-commerce não é apenas apertar o botão de comprar no digital. Somente no e-commerce é preciso atendimento, pré e pós vendas, designer, programador, analista de e-commerce, gestor de tráfego, produtor de conteúdo, fotógrafo, gestor de mídias digitais, estrategista digital, contador, advogado para direito digital e empresarial, vendas com comercial e prospecção ativa, customer success, gestor de estoque, gestor de entregas, comprador interno… são muitas as profissões dentro de um espaço apenas.

O digital só é poderoso pela junção de tantas especialidades que, uma vez, já foram exclusivas do offline. Soma-se à isso, profissões consideradas “do futuro” justamente por terem nascido de uma necessidade digitalizada, como gestor de redes sociais, produtor de conteúdo ou estrategista digital. Segundo estudo do LinkedIn, das 15 profissões emergentes em 2020, nove estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação, provando que o futuro não é digital, é o presente.

A grande questão aqui é demonstrar que profissionais precisam acompanhar esta evolução de mercado também em habilidades e especialização constante em novas ferramentas, técnicas e formas de trabalho, aumentando a sua maturidade digital também. Profissionais e empresas ganham mais quando se desenvolve de forma constante o estudo sobre o ambiente digital.

Isso acontece porque, segundo Deloitte, empresas com maior maturidade digital desempenham financeiramente melhor do que as offline, isso acontece pelo aumento na eficiência, crescimento da receita, qualidade do produto/serviço, satisfação do cliente e envolvimento do funcionário e pelo maior foco na inovação.

Não é porque você passa uma média de 9 horas usando a internet por dia, segundo a Atlantico, que você sabe todos os caminhos, atalhos e possibilidades delas, afinal, tudo pode mudar bastante rápido neste ambiente. O principal papel das profissões digitalizadas é quebrar paradigmas: fazer com menos, otimizar tempo, recursos e exponencializar resultados.

Pensando justamente em agregar conhecimento para os profissionais curiosos, inquietos e que desejam estar sempre na frente do digital, a Casa Cinquentenário traz um projeto inédito: o Workshop de Aceleração Digital focado em desenvolver ferramentas Google como Calendar, Keep, Tasks, Jamboard, Meet e integrações entre ferramentas e, também, WhatsApp Comercial. Tudo isso em 8 horas completas de conteúdo para colocar a mão na massa e utilizar essas ferramentas como profissional, aumentando o potencial de cada uma delas.

Algumas das coisas que você vai aprender a fazer no workshop: integrar Jamboard em reuniões do Meet para trabalhar no digital, criando um verdadeiro espaço de trabalho; madnar invite para eventos e reuniões direto do Calendar para o e-mail das pessoas com o link para a sala de reunião incluso; aprender a se proteger no digital, aumentando segurança de contas e informações disponíveis e muito mais.

Aumente sua produtividade no digital, sem abrir mão da segurança digital.

Para participar, entre no link e confira mais. 

Este conteúdo foi produzido por: Mariéli Londero